MAR DE LETRAS
DESCRIÇÃO
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Oferta de Fundo Documental
segunda-feira, 15 de junho de 2026
FINAL DO CONCURSO DE LEITURA 1º CICLO

Decorreu no dia 11 de junho a Final do Concurso de Leitura/Gala dos Pequenos Leitores, relativamente ao 1º ciclo, no Auditório da Escola Sede.
Participaram todas as Escolas do 1º ciclo,
tendo as turmas dos alunos concorrentes, acompanhado os colegas nesta Festa Final.
Foram vencedores:
1º A - Madalena Lopes
2º F - Beatriz Chainho
3º A - Melissa Salvador
4º D - Jacinta Neves
Foi uma verdadeira Festa da Leitura, com a
partilha de poesia (interciclos) para os mais pequeninos por parte de alunos do
2º e 3º ciclo, e muita colaboração dos pais e encarregados de educação.
Tivemos ainda a participação de uma turma
de 5º ano que se juntou à Festa, com a colaboração Musical da docente Vanda
Miguel.
No final, muitos alunos visitaram ainda, a
Exposição patente na Biblioteca Escolar – “Uma Família de Portas”.
Agradecemos ao Departamento do 1º ciclo e
a todos os envolvidos; à Câmara Municipal, pela cedência do transporte dos
alunos e ao nosso júri,- Graça Palminha, elemento da CAP, Cristina Fernandes,
Técnica do CAS e Catarina Fernandes, Coordenadora Interconcelhia das
Bibliotecas Escolares!
Parabéns a todos os vencedores e
finalistas!
As Bibliotecas Escolares
quarta-feira, 10 de junho de 2026
EXPOSIÇÃO - BIBLIOTECA DE "PORTAS ABERTAS" A "UMA FAMÍLIA DE PORTAS" E ÀS CIÊNCIAS NATURAIS


Tendo em conta a atividade ”Família de Portas”, a partir da
parceria Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Alentejo, com a oferta de
duas obras, “Uma Família de Portas” e “O que Fazem os Arquitetos”, foi
realizado um trabalho de articulação com as Equipas Pedagógicas do 2º e 3º ciclo (9º ano), nomeadamente entre as
disciplinas de Português, DAC(Port/HGP) e EV/DAC(EV/ET), tendo a Biblioteca
Escolar assegurado a vertente literária, com a
apresentação das obras às turmas.
O produto final foi exposto no
dia 9 de junho, neste final de ano letivo na Biblioteca Escolar da Escola Sede
e aberto à Escola/Agrupamento e comunidade, com a presença da arquitecta
Cláudia Gaspar, presidente da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do
Alentejo e docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da
Universidade de Arquitetura de Évora
De referir que os trabalhos foram
realizados de acordo com o planificado nos Cenários de Aprendizagem –
Património e Afetos/Emoções -, tendo em conta as emoções de cada um,
relativamente às “portas”, ou a diversidade patrimonial da região ou do país.
No 9º ano, o trabalho foi
dirigido “Para Lá da Porta… Navegar com
Camões”, associando a temática aos Lusíadas ao mar e aos Descobrimentos,
como uma porta aberta para o mundo e para a Língua Portuguesa, em que os alunos
escreveram e desenharam, demonstrando já, um excelente nível de criatividade.
Os alunos de 2º ciclo abriram as
portas a uma grande diversidade de construções de portas, realçando grande
competência de criatividade.
Foram também expostos os
trabalhos de Ciências Naturais dos alunos do 2º ciclo, sobre o ciclo da água e
os animais de diferentes regiões, revelando igualmente, enorme imaginação.
E assim, a Biblioteca Escolar
abriu as suas portas à comunidade, a muitas e muitas famílias que têm visitado
a Escola e onde se familiarizam com o trabalho dos seus educandos. A professora
Vanda Miguel de E. Musical, animou a Biblioteca com algumas turmas, que
apresentaram os seus dotes musicais aos visitantes.
Parabéns aos alunos envolvidos e
encarregados de educação e aos docentes que se empenharam neste trabalho de
articulação!
Por último, agradecer à
presidente da Ordem dos advogados pela iniciativa que levou a este projeto e
pela presença na exposição, citando as suas palavras,
“…agradeço mais uma vez o
convite e dou os parabéns pelo projeto que teve início com a oferta da Ordem
dos Arquitetos que represento”.
segunda-feira, 8 de junho de 2026
sexta-feira, 5 de junho de 2026
segunda-feira, 1 de junho de 2026
No dia 28 de maio realizou-se a Final do Concurso de Leitura/Gala dos Pequenos Leitores, no Auditório da Escola Vasco da Gama de Sines, atividade em articulação com o Departamento de Línguas e as Bibliotecas Escolares tendo participado quatro alunos de cada ano de escolaridade. Foram vencedores os seguintes alunos:5º ano - Mariana Raposo, 5ºF ; 6º ano - Mariana Saúde; 7º ano Jony Germano 7ºA e Núria Pernas 9 ºC, A aluna Sofia Reis do 8º ano participou a título de mérito literário, uma vez que não participou nas etapas anteriores.Foram júris a presidentes da CAP, Donzília Farinha, Sulina Guerreiro, técnica superior na Biblioteca Municipal de Sines e a bibliotecária do 1º ciclo, Alda Barata. Foram enviados convites aos encarregados de educação e membros de família, que acederam ao convite. De agradecer à Escola das Artes de Sines a sua colaboração e o apoio na cedência dos instrumentos e aos alunos do 6º G -Ensino Articulado-, que mostraram as suas competências na arte da música - Filipe Pestana, Maria Inês e Margarida Ledo -. Também os alunos do 6º G, leram o poema em coro "Barco Negro" de David Mourão Ferreira,, num Auditório com muitas turmas assistir e a apoiar os concorrentes.E assim decorreu mais uma Final que representa sempre a grande Festa da Leitura! De agradecer aos docentes da disciplina de Português e às Equipas Pedagógicas. Parabéns aos vencedores, aos finalistas e a todos os participantes ao longo das três etapas realizadas.segunda-feira, 18 de maio de 2026
sexta-feira, 8 de maio de 2026
quarta-feira, 6 de maio de 2026
segunda-feira, 4 de maio de 2026
LEITURAS NA PLANÍCIE
segunda-feira, 27 de abril de 2026
Oferta de Fundo Documental
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento agradecem a doação de exemplares de Fundo Documental á Biblioteca Escolar da Escola Sede,, pelas col...
-
Realizou-se a cinco de junho, dia do Agrupamento, a Final do Concurso de Leitura/Gala dos Pequenos Leitores, no Auditório da Escola Sede...
-
A Biblioteca Escolar, em colaboração com a turma do 6.º G, assinalou o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões com a realização de um v...


























