DESCRIÇÃO

Sejam Bem-Vindos ao nosso blog das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Sines, "Mar de Letras". É um espaço dedicado a alunos, professores e à comunidade em geral, promovendo a leitura e o conhecimento literário. Com uma abordagem inclusiva, este blog tem como objetivo partilhar conteúdos que refletem a diversidade cultural e histórica, estimulando o interesse pela literatura e pela troca de ideias.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

EXPOSIÇÃO - BIBLIOTECA DE "PORTAS ABERTAS" A "UMA FAMÍLIA DE PORTAS" E ÀS CIÊNCIAS NATURAIS

Tendo em conta a atividade ”Família de Portas”, a partir da parceria Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Alentejo, com a oferta de duas obras, “Uma Família de Portas” e “O que Fazem os Arquitetos”, foi realizado um trabalho de articulação com as Equipas Pedagógicas do 2º  e 3º ciclo (9º ano), nomeadamente entre as disciplinas de Português, DAC(Port/HGP) e EV/DAC(EV/ET), tendo a Biblioteca Escolar assegurado a vertente literária, com a  apresentação das obras às turmas.

O produto final foi exposto no dia 9 de junho, neste final de ano letivo na Biblioteca Escolar da Escola Sede e aberto à Escola/Agrupamento e comunidade, com a presença da arquitecta Cláudia Gaspar, presidente da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Alentejo e docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da Universidade de Arquitetura de Évora

De referir que os trabalhos foram realizados de acordo com o planificado nos Cenários de Aprendizagem – Património e Afetos/Emoções -, tendo em conta as emoções de cada um, relativamente às “portas”, ou a diversidade patrimonial da região ou do país.

No 9º ano, o trabalho foi dirigido “Para Lá da Porta… Navegar com Camões”, associando a temática aos Lusíadas ao mar e aos Descobrimentos, como uma porta aberta para o mundo e para a Língua Portuguesa, em que os alunos escreveram e desenharam, demonstrando já, um excelente nível de criatividade.

Os alunos de 2º ciclo abriram as portas a uma grande diversidade de construções de portas, realçando grande competência de criatividade.

Foram também expostos os trabalhos de Ciências Naturais dos alunos do 2º ciclo, sobre o ciclo da água e os animais de diferentes regiões, revelando igualmente, enorme imaginação.

E assim, a Biblioteca Escolar abriu as suas portas à comunidade, a muitas e muitas famílias que têm visitado a Escola e onde se familiarizam com o trabalho dos seus educandos. A professora Vanda Miguel de E. Musical, animou a Biblioteca com algumas turmas, que apresentaram os seus dotes musicais aos visitantes.

Parabéns aos alunos envolvidos e encarregados de educação e aos docentes que se empenharam neste trabalho de articulação!

Por último, agradecer à presidente da Ordem dos advogados pela iniciativa que levou a este projeto e pela presença na exposição, citando as suas palavras,

 “…agradeço mais uma vez o convite e dou os parabéns pelo projeto que teve início com a oferta da Ordem dos Arquitetos que represento”.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

No dia 28 de maio realizou-se a Final do  Concurso de Leitura/Gala dos Pequenos Leitores, no Auditório da Escola Vasco da Gama de Sines, atividade em articulação com o Departamento de Línguas e as Bibliotecas Escolares tendo participado quatro alunos de cada ano de escolaridade. Foram vencedores os seguintes alunos:5º ano - Mariana Raposo, 5ºF ; 6º ano - Mariana Saúde; 7º ano Jony Germano 7ºA e Núria Pernas 9 ºC, A aluna Sofia Reis do 8º ano participou a título de mérito literário, uma vez que não participou nas etapas anteriores.Foram júris a presidentes da CAP, Donzília Farinha, Sulina Guerreiro, técnica superior na Biblioteca Municipal de Sines e a bibliotecária do 1º ciclo, Alda Barata. Foram enviados convites aos encarregados de educação e membros de família, que acederam ao convite. De agradecer à Escola das Artes de Sines a sua colaboração e o apoio na cedência dos instrumentos e aos alunos do 6º G -Ensino Articulado-, que mostraram as suas competências na arte da música - Filipe Pestana, Maria Inês e Margarida Ledo -. Também os alunos do 6º G, leram o poema em coro "Barco Negro" de David Mourão Ferreira,, num Auditório com muitas turmas assistir e a apoiar os concorrentes.E assim decorreu mais uma Final que representa sempre a grande Festa da Leitura! De agradecer aos docentes da disciplina de Português e às Equipas Pedagógicas. Parabéns aos vencedores, aos finalistas e a todos os participantes ao longo das três etapas realizadas.

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Concurso de Ortografia

REUNIÃO NTERCONCELHIA RBE - ANFITRIÃO - AGRUPAMENTO DE SINES

No dia 23 de junho as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Sines, como anfitriãs, receberam todos os elementos que fazem parte...